Vários tipos de tecidos e diferentes tipos de tratamentos são utilizados na fabricação de discos e rodas. São os tecidos e os tratamentos que vão conferir ao disco/roda a qualidade final de corte e brilho desejada.
O tecido mais comumente usado na fabricação de discos de polimento é o algodão tela. Além dele, várias qualidades de tecidos são usadas na fabricacão de discos/rodas.
Esses tecidos apresetados em ordem de dureza, podem ser:
Algodão Tela: de várias qualidades, de macios não tratados a de corte rápido, e bracnos contendo resinas especiais. É fabricado com fios 100% de algodão. Classifica-se pela qualidade e pelo título dos fios que compõem a trama e o urdume. São eles que vão conferir a textura, aspereza, dureza, grau de desfiamento e resistência mecânica. Os prinicpais tipos são:
Algodão Tela 60x60x20x20: Contendo 60 fios de trama, 60 fios de urdume por polegada quadrada e fios com título 20, é o algodão mais difundido no mercado brasileiro.
Algodão Tela 86x82x20x20: Contendo 682 fios de trama, 86 fios de urdume por polegada quadrada e fios com título 20. Esse algodão possui uma maios quantidade de fios por polegada quadrada, ou seja, é uma tela mais fechada, macia, em função de um título de fio muito mais fino, com aplicação eficiente nos discos/rodas para lustração.
Algodão Sarja: Diferente do tipo tela pela construção e pelo título de fios. Pode ser construiído com 2 ou 3 fios um urudume pra 1 fio de trama. É um tecido mais pesado, grosso e áspero. Sua aplicação se restringe às operações que requerem alto poder de abrasão.
Flanelas: são tecidos de algodão. Podem ser diferentes densidades, mas no Brasil, existe tão somente uma densidade. Por sua maciez e flexibilidade, as flanelas são usadas onde outros tecidos falham na obtenção de alto brilho.
Sisal: é uma fibra natural do cânhamo, extremamente dura, usada para discos de polimento de corte rápido de aços e aços inoxidáveis. É uma fibra grossa formada por grupos de fios e frequentemente tecida da mesma forma que um pano. Tem menor quantidade de fios que o algodão tela. Oferece a vantagem de remoção eficiente de defeitos de superfície. Combinações de discos de sisal/tecido, denominados discos de transisal, são construções efetivas. Alternando tecido e sisal, se consegue uma melhoria na retenção da massa, promovento pontos firmes e apertados de costuras, reduzindo o desfiamento. As telas de sisal podem ser classificadas em três tipos:
Tela Sisal 5: possui 25 fios de urdume e 19 fios de trama por 10cm de tela. É uma tela de abertura muito grande que virá a provocar um alto nivel de desfiamento dos discos. É, entretanto, ideal para a fabricação de rodas de sisal costuradas.
Tela Sisal 500: possui 28 fios de urdume e 24 fios de trrama por 10cm de tela. 500 metros do fio pesa 1 quilo. É uma tela mais fechada quea a anterior, diminuindo consideravelmente o desfiamento. É a tela de sisal mais empregada na fabricação de discos.
Tela Sisal 800: possui 44 fios de urdume e 34 fios de trama em 10 cm de tela. 800 metros de fio pesa 1 quilo. É a tela de sisal de menor abertura e menor grau de desfiamento. É, também, a mais agressiva de todos os tipo de tela de sisal.
Mantas abrasivas: Construídas a partir de malhas de fibras sintéticas impregnadas com Abrasivos, proporcionando acabamentos acetinados, uniformes e consistentes em peças metálicas, madeira e materiais simétricos.
Tabela 12 velocidades periféricas